POLITICA

ALMT celebra 190 anos de instalação com sessão solene nesta quarta-feira

Por Secom ALMT
Publicado em 06-08-2025 às 09:14hrs
O evento será realizado no Plenário das Deliberações, às 10h, e contará com a presença de autoridades, ex-deputados e familiares de parlamentares já falecidos
ALMT celebra 190 anos de instalação com sessão solene nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizará, nesta quarta-feira (6), às 10h, uma sessão solene em comemoração aos 190 anos de sua instalação, celebrando quase dois séculos de atuação parlamentar e contribuição para a democracia e o desenvolvimento do estado. O evento será realizado no Plenário das Deliberações e contará com a presença de autoridades, ex-deputados, familiares de parlamentares já falecidos e convidados especiais.

A solenidade será marcada por um concerto sinfônico da Orquestra da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob a regência do maestro Oliver Yatsugafu. Segundo a superintendente de Cerimonial, Olga Lustosa, a celebração foi planejada por uma comissão criada para resgatar e destacar a importância histórica do Parlamento mato-grossense desde sua fundação, em 3 de julho de 1835.

“Foi avaliado o perfil dos parlamentares que passaram pelo Parlamento. A Casa sempre foi múltipla, com representantes de diferentes áreas e pensamentos”, ressaltou Lustosa. Um dos nomes lembrados com destaque é o de Lenine de Campos Póvoas, intelectual e membro da Academia Mato-grossense de Letras, que atuou como deputado estadual nos anos 1947 até 1955 e foi responsável pela criação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Seu legado será homenageado durante a solenidade, representado por seu neto, Lenine Póvoas de Abreu.

As homenagens buscam valorizar a diversidade de trajetórias e contribuições de todos os parlamentares ao longo dos 190 anos de história da ALMT. “É muito difícil alguém passar pela Casa e não deixar sua marca. Todos vêm carregados de sonhos e projetos para transformar a vida da população”, destacou Lustosa.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) também foi convidada para o evento. O deputado Júnior Mochi (MDB), que está em seu quarto mandato, confirmou presença, representando o estado vizinho. No entanto, nenhum parlamentar que atuou no período anterior à divisão dos estados, em 1977, estará presente.

A cerimônia reforça o papel fundamental da ALMT na construção do estado e presta reconhecimento aos homens e mulheres que, com sua atuação política e profissional, ajudaram a escrever a história do Parlamento e de Mato Grosso.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais