A intenção de compra para o “Dia dos Pais”, que em 2025 será comemorado no dia 10 de agosto, aumentou entre os consumidores cuiabanos e vai aquecer significativamente o comércio da capital. É o que aponta a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), por meio do seu Núcleo de Inteligência de Mercado.
Com base nos dados levantados, a estimativa da CDL Cuiabá é que o comércio cuiabano movimente cerca de R$ 138,9 milhões, pelo menos R$ 8,9 milhões a mais que em 2024, quando foi estimada a movimentação de R$ 130 milhões para o período do dia dos pais. O levantamento deste ano indica ainda que nos próximos dias cerca de 250 mil pessoas irão às compras.
Entre os entrevistados, 54,43% pretendem comprar presentes este ano e metade deles planeja gastar mais do que no ano anterior. “O ticket médio geral de 2025 está estimado em R$ 555,08, pelo menos R$ 135,00 a mais que em 2024, quando o ticket médio ficou em R$ 415,18”, explica o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam.
O superintendente Marcelo Carrijo disse que o levantamento também traçou o perfil dos consumidores. “A maioria (74,04%) pretende presentear o próprio pai, mas também foram mencionados o marido (20,19%), a mãe (5,77%) e os filhos (3,37%). Cerca de 72% pretendem adquirir apenas um presente, enquanto 22,6% devem comprar dois itens”, contou o superintendente.
Entre os produtos mais procurados estão vestuário (44,23%), perfumes e cosméticos (34,13%), calçados (14,9%), acessórios (5,77%) e eletrônicos (3,37%). Outros itens diversos representam 9,61% das intenções e 8,17% ainda não decidiram o que vão comprar.
O principal fator que influencia a decisão de compra é o desejo da pessoa presenteada, citado por 82,69% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a qualidade e marca do produto (16,35%) e o preço (7,21%). Na escolha do local de compra, os principais critérios são o preço e o prazo de entrega (ambos com 22,6%), a variedade de produtos (21,63%), a facilidade na hora da compra (21,15%) e a possibilidade de ver o produto presencialmente (14,9%).
As lojas físicas seguem como o principal canal de compra, com 80,77% da preferência dos consumidores. As compras pela internet aparecem com 17,31%, e outros canais somam 5,77%. Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito lidera com 35,58%, seguido por Pix (32,69%) e cartão de débito (15,87%). Apenas 0,48% dos entrevistados afirmaram que utilizarão o crediário.
A pesquisa também mostra que 51,92% dos consumidores costumam pesquisar preços antes da compra. A maioria inicia essa busca com antecedência: 37,27% começam a pesquisar a partir de agora, 29,09% sete dias antes, 20% quinze dias antes e 13,64% deixam para a véspera ou o próprio Dia dos Pais. Os locais mais utilizados para essa pesquisa são as lojas físicas (51,38%), seguidas por sites de busca (43,12%) e redes sociais (5,5%).
Em relação à comemoração da data, a maioria (78,74%) pretende celebrar em casa. Outros 14,94% afirmaram que vão comemorar em restaurantes e 7,46% planejam atividades em locais como chácaras, passeios ou até uma viagem à Chapada dos Guimarães.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!