POLITICA

Várzea Grande revitaliza quarta área pública por meio do 'Adote um Espaço'

Por Secom Pref. VG
Publicado em 13-08-2025 às 09:13hrs
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e com apoio do Ministério Público, registrou, nesta terça-feira (12), mais uma adesão ao projeto “Adote um Espaço”.
Várzea Grande revitaliza quarta área pública por meio do 'Adote um Espaço'

Esta é a quarta parceria firmada em 2025 e, desta vez, a Escola Estadual Adalgisa de Barros e a empresa Marfrig assumiram o compromisso de revitalizar e preservar a área pública que margeia o Córrego do Aeroporto, ao lado do Várzea Grande Shopping, no bairro Jardim Aeroporto.

O projeto “Adote um Espaço” incentiva instituições de ensino e empresas a adotar áreas públicas, como praças, parques e Áreas de Preservação Permanente (APPs), promovendo a conscientização ambiental e o cuidado coletivo. Com inspiração no artigo 225 da Constituição Federal, a iniciativa conta com suporte técnico da SEMMADRS, que fornece mudas e insumos, e busca, a médio e longo prazo, criar uma cultura de preservação e cidadania, além de desestimular o despejo irregular de resíduos.

A ação envolverá cerca de 60 alunos de duas turmas da Escola Adalgisa de Barros, que, sob orientação da Secretaria, vão colocar a mão na massa com mutirões de limpeza, cercamento, plantio de árvores e instalação de placas educativas. O trabalho inclui a identificação das espécies e a conscientização da comunidade local sobre a importância da preservação. Já a Marfrig contribuirá com recursos para aquisição de água, bonés, camisetas, placas e outros materiais necessários para as atividades. As ações no local seguirão até novembro deste ano.

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, a proposta é transformar áreas públicas ociosas em espaços vivos para uso da população. “O ‘Adote um Espaço’ une escola e empresa em torno de uma causa comum. Os alunos atuam como agentes fiscalizadores e aprendem desde cedo a importância da preservação, enquanto a empresa oferece estrutura e apoio financeiro. Aqui, ao lado do shopping, essa área será revitalizada e poderá abrigar no futuro academia ao ar livre, parque infantil, área de descanso e lazer para toda a comunidade”, destacou Amorim.

A diretora da Escola Adalgisa de Barros, Valdelice de Oliveira Holanda, reforçou que o objetivo é transformar teoria em prática. “Meio ambiente não pode ser apenas conteúdo de sala de aula. Nossos estudantes vão vivenciar e disseminar a consciência ambiental, cuidando de um espaço real e entendendo que preservação é, sobretudo, ação”, afirmou.

A professora de Biologia e responsável pelo projeto na escola, Tainara Campos, explicou que serão plantadas espécies nativas do cerrado, como ipês de várias cores, pingo-de-ouro e árvores frutíferas, além de plantas rasteiras para proteção do solo. O trabalho será integrado a outro projeto já existente na escola, voltado para a preservação das águas do Córrego do Aeroporto.

Para os alunos, a iniciativa vai além do aprendizado. “A gente vai transformar um local abandonado em um espaço mais verde e agradável para todos”, disse Otávio Maurício Neves, estudante do terceiro ano. Já sua colega, Alana Luiz Pereira Leite, ressaltou a importância da conscientização: “Muitas pessoas não respeitam os espaços públicos e acabam jogando lixo. Projetos assim mostram que podemos e devemos cuidar do que é nosso”.

“Com o envolvimento da comunidade, esperamos que o projeto ‘Adote um Espaço’ continue a crescer e que Várzea Grande se consolide como referência em educação ambiental e cidadania”, pontou o secretário Ricardo Amorim.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais