POLITICA

TCE-MT inicia auditoria interna para manter certificações internacionais de qualidade e energia

Por Secom TCE/MT
Publicado em 14-08-2025 às 08:54hrs
O TCE-MT possui produtos certificados com os selos ISO 9001 e ISO 50001
TCE-MT inicia auditoria interna para manter certificações internacionais de qualidade e energia

Secretários e gestores de diversos setores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) iniciaram, nesta quarta-feira (13), auditoria interna sobre os processos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e do Sistema de Gestão de Energia (SGE), certificados com os selos ISO 9001 e ISO 50001, respectivamente.

A ação, que segue até o dia 21 deste mês, é requisito obrigatório para a manutenção das certificações internacionais e prepara a instituição para auditoria externa, que deve ser realizada em outubro pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

De acordo com o subsecretário de Planejamento, Guilherme de Almeida, as auditorias internas também atendem diretrizes do Planejamento Estratégico Institucional 2022-2027, fortalecendo a governança e sustentabilidade. Por isso, são fundamentais para garantir entregas mais eficientes e alinhadas às necessidades da sociedade.

“A auditoria envolve praticamente todos os setores do Tribunal e garante que o cidadão receba serviços alinhados aos mais altos padrões internacionais de qualidade. É também uma forma de reforçar a busca constante do TCE por melhores práticas de gestão”, destacou ele.

A coordenadora de Planejamento Estratégico Institucional, Mônica Botelho, explicou que, ao longo do processo, a equipe da Seplan visitará as unidades certificadas para conversar com os responsáveis, analisar documentos e avaliar o desempenho de sistemas como o Geo-Obras e o Radar.

“Os gestores dos processos são muito bem-preparados. A auditoria interna ocorre com os auditores que tem uma capacitação da ISO 9001, então, caso seja identificada alguma não conformidade, teremos tempo de corrigi-la antes da visita do auditor externo, evitando riscos para a manutenção do certificado”, disse. 

No total, a ISO 9001 abrange sete produtos do TCE-MT: o Geo-Obras, o Radar de Controle Público, a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Plenário Virtual (PV), o Sistema de Gerenciamento de Prazo (SGP) e o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE).

Além disso, o Tribunal foi o primeiro órgão público do Brasil a receber a certificação ISO 50001, referente ao Sistema de Gestão de Energia, que garante as ações necessárias para melhorar continuamente seu desempenho e consumo energético.

 

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais