SAÚDE

TCE-MT entrega kits de higiene ao Hospital Júlio Muller

Por Secom TCE/MT
Publicado em 05-08-2025 às 08:53hrs
As doações, provenientes do Bazar Solidário do TCE-MT, são destinadas à ala feminina da unidade de saúde
TCE-MT entrega kits de higiene ao Hospital Júlio Muller

A Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), realizou a entrega de kits de higiene para a ala feminina do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) nesta segunda-feira (4). Contendo escova de dente, creme dental, sabonete, absorvente, pente, desodorante e lâmina de depilação, as doações são resultado do último Bazar Solidário do TCE-MT.

Conforme explica a coordenadora do NQVT, Nathália Sato, esta é a primeira vez que o Hospital Júlio Müller recebe doações provenientes do bazar. “Sempre escolhemos uma instituição para ajudar e desta vez o valor arrecadado no Bazar Solidário foi revertido na compra de 63 kits de higiene para o HUJM. Dentro dessas sacolinhas as pacientes vão encontrar produtos que, com certeza, vão fazê-las se sentirem mais acolhidas durante a internação”, declarou.

A iniciativa foi planejada pela equipe do NQVT em alusão ao Dia das Mães e, para Nathália, representa a satisfação de contribuir. “Como mulher, sinto muita gratidão. O pessoal do hospital acolhe essas mulheres que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade, sozinhas, sem apoio. Então, poder fazer pelo menos 1% de diferença na vida delas já nos dá uma sensação de gratidão e dever cumprido."

As doações serão destinadas principalmente às pacientes internas do setor de ginecologia e obstetrícia da instituição de saúde, que possui 24 leitos e recebe mulheres da baixada cuiabana e do interior do estado com atendimento totalmente gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a assistente social do HUJM, Nair Barbosa, a doação é importante para melhorar o acolhimento das pacientes.

“Queremos começar agradecendo ao Tribunal de Contas por realizar esta ação. A maioria das nossas pacientes chegam desprovidas de produtos de higiene básica. Elas ficam em casas de apoio ou já precisam ficar internadas e não trazem seus pertences. Então, esse é um momento de acolher essas mulheres para além de tratamento da saúde, com o sentimento de pertencimento mesmo”, afirmou Nair Barbosa. 

A preocupação do hospital com os pacientes deu origem à Comissão de Humanização, que visa ações que promovam o bem-estar dos internos para além das preocupações com a saúde. Para Samara Veloso, membro da comissão e arquiteta do HUJM, as doações do TCE-MT reforçam essa ideia.

“As doações são fundamentais para que possamos promover um acolhimento mais humanizado. Muitas vezes, os pacientes estão longe da família, internados por longos períodos, e esse gesto de cuidado, como o recebimento de kits de higiene, contribui para que se sintam vistos, valorizados e respeitados enquanto seres humanos. Cada ajuda fortalece nosso compromisso com a dignidade e a ambiência no Hospital”, declarou Samara.

A ação integra as iniciativas de responsabilidade social do TCE-MT e evidencia a atuação estratégica do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho na promoção de bem-estar coletivo. Ao direcionar os recursos arrecadados para atender necessidades básicas de pacientes em situação de vulnerabilidade, a instituição contribui para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e para a qualificação do acolhimento no âmbito hospitalar.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais