A partir do segundo semestre deste ano letivo (2025), os estudantes da rede pública municipal de Cuiabá passarão a ser avaliados exclusivamente por notas numéricas de 0 a 10, aplicadas pelos professores em cada disciplina. A mudança substitui o modelo anterior e visa tornar mais claro para pais e responsáveis o desempenho escolar dos alunos.
Com a nova regra, a média mínima exigida por bimestre será de 6,0. Ao final dos quatro bimestres, o estudante será aprovado se alcançar a soma mínima de 24 pontos no ano letivo. A alteração vale para todas as unidades escolares da rede municipal e está prevista na Portaria nº 254/2024, assinada pelo secretário municipal de Educação, Amauri Monge, publicada em 8 de maio.
O prefeito Abilio Brunini é favorável à alteração dos critérios para aprovação escolar. "O apoio e acompanhamento da família será muito importante porque o aluno que não tiver a nota adequada vai reprovar. Vamos cobrar também a melhoria da qualidade de ensino com a devida aplicação da política pedagógica pelos professores".
Segundo o secretário, a mudança busca fortalecer o acompanhamento familiar do processo de aprendizagem. “Se o pai, mãe ou responsável identificar que o desempenho está abaixo do satisfatório, a direção e a coordenação pedagógica estão de portas abertas para dialogar, recomendar aulas de reforço se necessário, visando a melhor formação escolar e humana das crianças”, destacou Amauri.
Para a professora Thatiany Soares Correa, mentora de aprendizagem da Secretaria de Educação, a medida reforça a parceria entre escola e família. “É uma estratégia de recomposição da aprendizagem. Deixa mais claro aos responsáveis o que seus filhos precisam para melhorar o desempenho escolar e estimula o diálogo com a comunidade escolar em busca do melhor resultado”, explicou.
A rede pública municipal de Cuiabá atende atualmente 59.456 estudantes. Todos já receberam kits de material didático e escolar, com itens como cadernos, lápis, estojo, canetinhas e, conforme a série, também livros didáticos e cadernos de desenho, um investimento que assegura melhores condições para o processo de ensino e aprendizagem.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!