POLITICA

Passageiros de Cuiabá são reembolsados após cobrança no domingo

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 07-08-2025 às 09:36hrs
A gratuidade aos domingos é parte de uma política pública voltada à inclusão social, mobilidade urbana e estímulo ao uso do transporte coletivo. A Semob assegura que está atenta e continuará fiscalizando para garantir o cumprimento da lei e o respeito ao cidadão cuiabano.
Passageiros de Cuiabá são reembolsados após cobrança no domingo

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) confirmou que 5.861 (cinco mil oitocentos e sessenta e um) passageiros que utilizaram o transporte coletivo no último domingo (3) foram reembolsados após cobrança indevida da tarifa, que deveria ser gratuita conforme estabelece a Lei Municipal nº 7.248/2024. O valor total devolvido soma pouco mais de R$ 29 mil (vinte e novo mil), representando 20,52% dos 28.554 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e quatro) usuários transportados na data.

O problema foi identificado ainda durante o domingo por agentes de plantão na região central, nas proximidades do Terminal do CPA. Passageiros relataram que, apesar da gratuidade prevista para 33 domingos ao longo do ano, foram cobrados normalmente ao embarcar nos ônibus.

Assim que o fato chegou ao conhecimento da Semob, a pasta acionou imediatamente a equipe de Tecnologia da Informação da Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), responsável pelo sistema de bilhetagem. A falha foi prontamente corrigida, e os processos de identificação dos cartões afetados foram iniciados para garantir a restituição dos valores.

Em nota oficial, a secretaria reforçou o compromisso com a transparência e com os direitos dos usuários. “Seguimos trabalhando com compromisso e transparência para garantir os direitos dos usuários do transporte público”, destacou o comunicado da Semob.

Além disso, a Secretaria notificou formalmente a MTU por meio do ofício nº 324/2025, solicitando esclarecimentos sobre o motivo da falha, as medidas corretivas adotadas e o plano de prevenção para evitar novos episódios. A entidade tem até cinco dias úteis para responder à solicitação.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais