O vice-governador Otaviano Pivetta destacou que o Governo de Mato Grosso já repassou R$ 6,96 bilhões extras às prefeituras entre 2019 e 2024. Os recursos foram disponibilizados por meio de convênios com os municípios, para obras de infraestrutura, saúde, educação, cultura e esporte.
“Nunca o Estado investiu tanto. Acreditamos que Estado e municípios devem caminhar juntos para melhor atender a população”, afirmou Pivetta, durante a abertura do Encontro Sebrae de Prefeitos, nesta segunda-feira (11.8), em Chapada dos Guimarães.
O evento reuniu 61 prefeitos e diversas lideranças estaduais para discutir temas como gestão pública, inovação, sustentabilidade e transformação digital.
“Eu fui prefeito, assim como o governador Mauro Mendes, e sabemos o quanto a gestão municipal é desafiadora. Um encontro como esse é fundamental para trocar experiências e fortalecer a relação com o Estado”, completou Otaviano Pivetta.
Ele também defendeu a modernização como pilar de uma gestão eficiente. “Os municípios precisam investir em digitalização, controle e qualidade administrativa. A gente precisa melhorar sempre”.
Esse avanço tem ganhado reconhecimento nacional. Recentemente, Mato Grosso conquistou o segundo lugar no ranking de inovação na oferta de serviços públicos digitais, divulgado durante o Secop 2025, em Brasília. No Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), o Estado subiu para a quinta colocação geral e, pela primeira vez, alcançou o conceito “ótimo” — meta que só era esperada para 2027.
Hoje, serviços como rematrícula escolar, emissão de certidões, transferência de veículos, CNH digital e registro de ocorrências policiais estão disponíveis online, no Portal de Serviços do Governo de Mato Grosso.
Também participaram da abertura o presidente da AMM, Léo Bortolin; o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; a deputada estadual Janaina Riva; a diretora-superintendente do Sebrae MT, Lélia Brun; o diretor técnico André Schelini; o diretor financeiro Roberto Dahmer; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MT, Jonas Alves; o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Jacobias Rosendo Júnior; e o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel.
O encontro segue até quarta-feira (13.8), com debates sobre Estado Digital, boas práticas administrativas e caminhos para tornar os municípios mais modernos, sustentáveis e eficientes.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!