POLITICA

Governo de MT forma 16 mulheres em tecnologia por meio do programa SER Família Mulher

Por Secom Gov.MT
Publicado em 04-08-2025 às 09:06hrs
Curso, oferecido em parceria com a Nexa, Amazon e Proz Educação, abre portas para inserção no mercado de trabalho digital
Governo de MT forma 16 mulheres em tecnologia por meio do programa SER Família Mulher

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), certificou, neste sábado (3.8), 16 mulheres em situação de vulnerabilidade social, concluintes do curso de Programação do projeto Talento na Nuvem.

A iniciativa foi realizada em parceria com as empresas Nexa, Amazon Web Services (AWS) e Proz Educação. O objetivo foi promover a inclusão produtiva e ampliar o acesso ao mercado de trabalho na área de tecnologia.

O projeto também é parte do programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, com o objetivo de transformar realidades por meio da qualificação profissional e autonomia financeira.

Ao falar sobre a ação conjunta, a primeira-dama Virginia Mendes destacou o papel transformador do projeto na vida das participantes.

“Essa foi uma parceria essencial que vai possibilitar novos caminhos para essas guerreiras. Quando unimos esforços entre o poder público e a iniciativa privada, conseguimos gerar oportunidades reais e mudar histórias. Esse curso vai muito além do diploma: ele representa liberdade, dignidade e recomeço para muitas mulheres”, afirmou.

 


Foto: João Reis | Setasc-MT

Durante o curso, as participantes foram introduzidas ao universo da computação em nuvem, aprendendo desde ferramentas básicas de escritório e gerenciamento de arquivos até conceitos de programação. Além do conteúdo técnico, as aulas reforçaram habilidades como o pensamento analítico, a resiliência e a importância do aprendizado contínuo.

Para possibilitar a presença das alunas, a parceria ofereceu ajuda de custo para transporte e alimentação. Uma ação solidária também se destacou: servidoras da Setasc se voluntariaram para cuidar dos filhos das alunas durante o curso, permitindo que as mães pudessem se concentrar nos estudos.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, enfatizou que a formação representa muito mais do que o acesso ao conhecimento técnico, trata-se de uma política pública com poder de romper ciclos de vulnerabilidade e ampliar oportunidades de futuro. Segundo ele, o curso marca um avanço importante na inclusão produtiva de mulheres em situação de risco, ao conectá-las com um dos setores mais promissores do mercado — a tecnologia.

“Elas agora têm uma nova perspectiva. A capacitação em tecnologia e programação, viabilizada com apoio da Nexa, trouxe ferramentas concretas para que ingressem no mercado digital. Além disso, cada uma recebeu um notebook, essencial para iniciar essa nova etapa. O programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, tem exatamente esse propósito: promover autonomia e transformar vidas”, reforçou o secretário.

A capacitação foi conduzida pela Proz Educação em duas trilhas formativas: “Introdução ao Mundo Digital” e “Talento Cloud Pro”, que apresentou os serviços, conceitos e terminologias da AWS. Com a certificação em mãos, as alunas serão conectadas a oportunidades de trabalho por meio de uma rede de empregabilidade organizada pela Nexa e AWS.

 


Foto: João Reis | Setasc-MT

A formanda Josenice Rodrigues se emocionou ao relatar como a formação transformou sua vida. Mãe de cinco filhos, ela declarou que a oportunidade oferecida pela Setasc foi um divisor de águas em sua trajetória profissional e pessoal.

“Sempre sonhei em trabalhar com o digital, mas não sabia por onde começar. O curso me trouxe conhecimento, autoconfiança e novas amizades. Hoje, me sinto preparada para voltar ao mercado de trabalho e realizar meus projetos. Já me vejo como uma futura empresária. Foi uma experiência acolhedora, humana e transformadora. Agradeço a toda equipe da Setasc, principalmente a primeira-dama Virginia Mendes, que pensou em nós. Meus filhos agora me enxergam como inspiração e tudo o que aprendi, compartilhei com eles”, disse emocionada.

Em seu discurso na formatura do projeto "Talento na Nuvem", a gerente de Comunicação Externa e Relações Institucionais da Nexa, Sharon Treiguer, destacou o compromisso da empresa com a inclusão feminina e parabenizou as formandas.

“É um orgulho representar a Nexa nesse momento especial. Somos uma empresa comprometida com a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, inclusive na mineração. Um exemplo disso é a nossa unidade em Aripuanã, na região noroeste de Mato Grosso, onde mulheres ocupam os mais diversos cargos”, afirmou a gerente.

 


Foto: João Reis | Setasc-MT

A jovem Maria Eduarda Pereira Oliveira, de 22 anos, mãe de duas meninas, destacou como o curso foi essencial não apenas para sua qualificação profissional, mas também para que pudesse conciliar os desafios da maternidade com o desejo de crescer.

“Foi muito gratificante. Não tenho rede de apoio, mas o curso ofereceu acolhimento, ajuda com as crianças e auxílio financeiro, o que fez toda a diferença para muitas mães. Aprender tecnologia foi uma chance de mudar de vida. Agora já estou criando sites e me sinto pronta para o mercado de trabalho. O estudo é algo que ninguém tira da gente. Sou muito grata à primeira-dama Virginia Mendes por idealizar esse projeto que olha por nós com tanto cuidado e abre portas reais para o nosso futuro”, declarou.

A formatura foi marcada por emoção, gratidão e, principalmente, esperança. O Talento na Nuvem não apenas capacitou mulheres tecnicamente, mas também fortaleceu sonhos, ampliou horizontes e reafirmou o compromisso do Governo de Mato Grosso com políticas públicas transformadoras e inclusivas.

 

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais