O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu em seu gabinete no Palácio Alencastro o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, em um encontro de caráter diplomático que reforçou os laços culturais, econômicos e de amizade entre os dois países. A agenda, na tarde desta sexta-feira (19), contou com a presença de importantes autoridades do município e teve como principal objetivo estreitar relações e explorar novas parcerias.
Acompanhando o embaixador, estiveram presentes a esposa de Cortese, Elissavet Macri, o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e a Vice-Cônsul Honorária de Mato Grosso, Marli Deon Sette, além do seu esposo, Lademir Sette.
Uma das cenas mais marcantes do encontro foi o gesto simbólico de Abilio Brunini, que fez questão de conduzir seus ilustres visitantes até o terraço do Palácio Alencastro. O local, que oferece uma vista panorâmica da cidade de Cuiabá, foi escolhido para que os italianos pudessem conhecer mais sobre a capital mato-grossense. “Foi uma oportunidade única de mostrar a nossa cidade de uma perspectiva privilegiada e reforçar a nossa hospitalidade”, destacou o prefeito.
O encontro também contou com a participação da vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris, que ressaltou a importância de estreitar os laços internacionais e promover a troca de experiências culturais entre os dois países. Durante a conversa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, também foi presença constante, discutindo possíveis parcerias econômicas e comerciais que possam beneficiar tanto a cidade de Cuiabá quanto a Itália.
O momento culminou com a troca de presentes entre o prefeito Abilio Brunini e o embaixador Cortese. Como símbolo da cultura cuiabana, o prefeito presenteou os italianos com duas violas de cocho, um instrumento tradicional da música regional mato-grossense, representando a rica herança cultural da cidade.
O encontro, que aconteceu no final da tarde, reflete o contínuo esforço de Cuiabá em estabelecer novas parcerias internacionais que tragam benefícios não apenas culturais, mas também econômicos, promovendo uma maior integração com países como a Itália, um dos maiores parceiros comerciais da região.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!