A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), recolheu 1.066 toneladas de materiais inservíveis nos primeiros sete meses de operação do programa Cata-treco. Lançada em 6 de janeiro, a iniciativa já percorreu mais de 100 bairros, atendendo as quatro regiões e distritos da capital.
O programa tem como objetivo oferecer à população uma forma adequada de descartar móveis e objetos que não são recolhidos pela coleta convencional, como sofás, camas, colchões, geladeiras, armários e mesas. Semanalmente, cerca de 25 bairros e condomínios são contemplados, conforme um cronograma que considera a logística de deslocamento e o número de solicitações recebidas.
Para garantir que o serviço atenda o maior número de pessoas, o cronograma é divulgado no início da semana. Assim, os moradores podem se organizar e deixar os itens em frente às residências, até as 7h da manhã do dia programado, de forma visível e acessível.
Atualmente, cerca de 20 trabalhadores estão envolvidos diariamente na operação, que começa às 7h e segue até a conclusão dos trabalhos em cada bairro.
A Limpurb reforça que não são recolhidos materiais como restos de poda de árvores, entulho de construção civil, pilhas, baterias, pneus, vidros, latas de tinta e madeira. Esses resíduos devem ser encaminhados aos ecopontos ou locais específicos para descarte.
“O Cata-treco é mais do que um serviço de limpeza, é uma ação que contribui para a saúde pública, evita o acúmulo de lixo em vias e terrenos baldios e incentiva a destinação correta dos resíduos. Nosso compromisso é levar esse trabalho para todos os cantos da cidade, mantendo Cuiabá mais limpa e organizada”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!