O número de inadimplentes em Mato Grosso continua em alta. Os dados do Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil (SPC Brasil) confirmam este panorama econômico, revelando que, em agosto, o número de indivíduos endividados em Mato Grosso chegou a 1,144 milhão. Isso representa quase 44% da população mato-grossense, uma realidade que reflete o cenário de crescimento da inadimplência não apenas no estado, mas em todo o país.
De acordo com os dados, houve um crescimento de 6,98% se a comparação for feita com o mesmo período de 2024. O estado acompanhou a tendência do Centro-Oeste (+9,10%) e do Brasil (+9,20%). Já se a comparação for feita com o mês passado, o número de inadimplentes no estado teve um aumento de 0,14%, o que adicionou 1.600 pessoas à lista de devedores.
A dica do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Junior Macagnan, é para que as pessoas procurem negociar as dívidas. “Mais que isso, procure um profissional que vá ajudá-lo a organizar suas finanças, quitar as dívidas e planejar a vida financeira”, enfatizou.
O especialista neste assunto, Sérgio Sarro, acrescentou que basta fazer uma lista de despesas e do que ganha. “Olhar para estes dois dados já ajuda muito a pessoa a ter uma noção de como está sua vida financeira”.
Perfil – de acordo com os dados do SPC Brasil, analisados pelo setor de Inteligência da CDL Cuiabá, o devedor mato-grossense tem idade média de 43,6 anos, e os homens são a maioria, representando 53,74% do total. A faixa etária com a maior concentração de inadimplentes é a de 30 a 39 anos, com 26,91% do total. Em seguida, aparecem os grupos de 40 a 49 anos (22,34%) e 50 a 64 anos (19,20%).
Em média, cada devedor mato-grossense tem um débito de R$ 5.459,41. Somando todas as dívidas, o montante total chega a R$ 6,246 bilhões. As dívidas com bancos são as que mais pesam no orçamento, representando 53,13% do total em agosto de 2025. Enquanto isso, a participação das dívidas com o comércio, água, luz e comunicação diminuiu em relação a agosto de 2024.
Com um número médio de 2,308 dívidas por pessoa, o total de débitos em atraso em Mato Grosso é de 2,640 milhões. O tempo médio de atraso é de 2,3 anos, e, para 37,72% dos devedores, o período de inadimplência varia entre 1 e 3 anos.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!